SAX AZUL
QUARTETO DE BOBBY HUTCHERSON E JACKIE MCLEAN
Bobby Hutcherson nasceu em Los Angeles, em 1941. Interessou-se seriamente pela música quando, aos quinze anos, ouviu pela primeira vez o vibrafonista Milt Jackson. Decidiu dedicar-se a esse instrumento e chegou a ter algumas lições informais com Dave Pike.
Trabalhou com Charles Lloyd e com o grupo de Al Grey-Billy Mitchell, onde começou a tornar-se mais conhecido, em 1960-1961.
Quando deixou esta formação, tocou por várias vezes com o saxofonista Jackie Maclean e depois com Archie Shepp, Hank Mobley, Charles Tolliver e Gracham Moncut III.
Em 1964, obteve o prmeiro lugar no referendo organizado pela revista "Down Beat", na categoria Vibrafone -Talento, merecedor de maior reconhecimento. Em 1966, obteve o galardão para o melhor vibrafonista do jazz actual através da revista francesa "Jazz Magazine".Em 1965, Bobby Hutcherson "descobriu" a marimba como instrumento de Jazz.
Jackie Mclean nasceu em Nova Iorque, em 1932. Ainda muito jovem começou a actuar num agrupamento que incluía nomes como Sonny Rolins, Kenny Drew e Andy Kirk Jr. Em 1955 e1956 trabalhou com Plau Bley, George Wallington e Charlie Mingus. Entre 1956 e 1958 integrou-se na formação do baterista Art Blakey.
Tocou e actuou na peça de Teatro "The Connection"(1959-1960) e no filme que veio a ser realizado a partir da mesma peça, interveio em Concertos por toda a Europa e no Japão.
Jackie Mclean é mais um saxofonista da segunda geração de "bebopers", fortemente influenciados por Charlie Parker.
No âmbito do Estoril Jazz 1993, este é mais um dos espectáculos que a RTP gravou, onde participaram, para além de Bobby Hutcherson, vibrafone, e Jackie McLean, sax alto, os músicos Herbie Louis, contrabaixo e Billy Higgins, bateria.
A produção esteve a cargo da Projazz/DM e da RTP, Maria Emília Araújo. A realização foi de Victor Manuel.
Ficha Técnica
- Título Original
- SAX AZUL