Programas tv

SAX AZUL

Imagem de DIZZY GILLESPIE  E JAMES MOODY

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

DIZZY GILLESPIE E JAMES MOODY

Episódio 9 de 0

Dizzy Gillespie nasceu em 21 de Outubro de 1917, numa cidadezinha da Carolina do Sul, teve uma educação musical tradicional e, de certo modo, deficiente. Contudo, no fim dos anos 30, começou a tornar-se conhecido depois de se ter mudado para Filadélfia. Trabalhou com a popular Teddy Hill Band e progrediu imenso no conhecimento do seu trompete. Em 1939 juntou-se a Cab Calloway Band, ganhando experiência e equilíbrio, Depois disso viajou e entrou em contacto com os maiores músicos de jazz da altura. Juntou-se à Earl Hine¿s Big Band, que incluía Parker (sax alto), e os vocalistas Billy Eckstine e Sarah Vaughan. Esta orquestra foi o embrião do movimento "Bop", visto que pôs Dizzy em contacto com a errante mas significativa música de Parker. A seguir Dizzy juntou-se a Parker no Minton¿s onde puderam tentar atingir um denominador comum. Foi aí que Dizzy deu a sua monumental contribuição ao Jazz, mudando-se depois para a Rua 52, onde foi alvo de grande atenção e sucesso. Em 1944 juntou-se à Billy Eckstine Big Band e finalmente em 1945 tornou-se o leader da sua própria banda, que se manteve unida até 1950, fazendo grandes tournées nos Estados Unidos e na Europa. Depois de 1950, Dizzy abandonou a sua "Big Band".

James Woods nasceu em Savannah, Georgia, a 26 de Março de 1925 e tornou-se conhecido pelas suas prolongadas associações com Dizzy Gillespie, especialmente na sua grande orquestra no final dos anos 40, bem como no seu pequeno conjunto , no princípio dos anos 60. No final dos anos 60 fixou-se em Nova Iorque mas viajou comfrequência pela Europa e Estados Unidos. Tocou no festival de jazz de Dick Fibson no Colorado em 1971 a 1972. Fez parte da orquestra privativa do Hotel Hilton em las Vegas. Em Outubro de 1974, reuniu-se em Nova Iorque com Dizzy Gillespie num concerto em sua homenagem.

No âmbito do Festival de Jazz de Cascais de 1980 , este é mais um dos espectáculos gravados pela RTP, onde participaram Dizzie Gillespie em trompete e James Moody em sax alto, tenor e flauta, Ed Cherry, guitarra, Michael Howell, contrabaixo e Tony Campbell na bateria. A produção esteve a cargo da Projazz/DM e da RTP, Fernando Penalva. A realização foi de José Nuno Martins.

Ficha Técnica

Título Original
SAX AZUL