O REI PESCADOR
Uma das mais notáveis realizações de Terry Gilliam, é uma espantosa fantasia em tom de comédia dramática sobre a fabulosa amizade entre dois homens destroçados pelos paradoxos da vida moderna, com Jeff Bridges e Robin Williams.
Jack Lucas, o arrogante animador de um ¿talk show¿ radiofónico¿, leva, involuntariamente, um ouvinte a cometer um massacre num restaurante. Jack deixa a rádio, torna-se num homem amargurado e acabado até ao dia em que é atacado na rua e salvo por um bando de vagabundos. Um deles, Parry, era professor universitário e caíu na demência devido à brutal morte da sua mulher, vítima do massacre que Jack, inconscientemente, encorajou. Parry está convencido que o Santo Graal se encontra no escritório de um homem de negócios de Nova Iorque e que Jack é o ¿eleito¿ para o recuperar. Jack por seu lado, não contraria Parry na sua fantasia demencial na esperança de o poder ajudar e reconquistar, assim, a sua dignidade e amor próprio. A relação entre os dois vai revelar-se espantosa e recheada de incríveis peripécias.
¿O Rei Pescador¿ é uma das mais notáveis realizações de Terry Gilliam, em que o antigo ¿Monty Python¿ concilia de forma admirável o humor tresloucado que fez história na televisão inglesa nos anos 70 e o seu inconfundível e tradicional gosto pelas atmosferas de delirante fantasia. Esta comovente, hilariante e sensível história de amizade entre dois homens destroçados é o ponto de partida para Gilliam criar uma irresistível fábula moderna em Nova Iorque, que lança um olhar amargo sobre os paradoxos da vida moderna, a começar pela violência do stress urbano capaz de arrasar vidas alheias na sua demência homicida e inconsequente. Um filme surpreendente e delirante, perturbador e poético, magistralmente servido por dois talentosos comediantes: Jeff Bridges e Robin Williams.
Ficha Técnica
- Título Original
- THE FISHER KING
- Intérpretes
- Jeff Bridges, Robin Williams, Mercedes Ruehl, Amanda Plummer, Tom Waits, Bradley Gregg, William Jay Marshall.
- Realização
- Terry Gilliam
- Produção
- Debra Hill e Lynda Obst
- Autoria
- Richard LaGravenese
- Música
- George Fenton
- Ano
- 1991
- Duração
- 137m (cor) minutos