Programas tv

O Fenómeno

O Fenómeno

Géneros

  • Filmes - Fantástico

Informação Adicional

Um dos maiores sucessos dos anos 80 para esta velha história de fantasmas e casas assombradas, realizada de forma absolutamente inovadora, que é um espantoso espectáculo de sortilégio e fantasia produzido sob os auspícios de Spielberg

Steve e Diane Freeling e os seus filhos vivem pacatamente num novo bairro residencial. Uma noite, Carol Anne, a filha mais nova, sente-se irresistivelmente atraída pelo televisor e pelas "pessoas da TV". A pouco e pouco os Freeling vão percebendo que uma série de fenómenos anormais e fantásticos se manifestam na sua casa. Tudo se torna, porém, mais preocupante quando Carol Anne desaparece e a sua voz, ouvida através da televisão, pede ajuda. Uma equipa de parapsicólogos, com o mais sofisticado equipamento, instala-se na casa assombrada pelo fenómeno "poltergeist". Mas é uma "médium" que vai conseguir resgatar Carol Anne.

"O Fenómeno" foi um dos mais estrondosos sucessos mundiais dos domínios do cinema fantástico e continua a ser uma das mais engenhosas e fascinantes histórias de fantasmas alguma vez produzidas para cinema. Na origem do projecto está Steven Spielberg, que participou no argumento e na produção desta emocionante e acidentada história de uma família da classe média norte-americana cuja pacata vida se transforma numa alucinação quando o fenómeno "poltergeist" invade e destrói, literalmente, a sua casa. Uma realização de Tobe Hooper, servida por um notável trabalho de efeitos especiais e visuais bem como de direcção artística, que se tornou num filme célebre pela sua fabulosa combinação de fantasia, terror, humor e, acima de tudo, pela sua espectacular dimensão visual.

Ficha Técnica

Título Original
Poltergeist
Intérpretes
Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Beatrice Straight, Dominique Dunne, Oliver Robins, Heather O¿Rourke, Zelda Rubinstein, Martin Casella, Richard Lawson, Michael McManus.
Realização
Tobe Hooper
Produção
Steven Spielberg e Frank Marshell
Autoria
Steven Spielberg, Michael Grais e Mark Victor
Música
Jerry Goldsmith
Ano
1982
Duração
115 minutos