Programas tv

PRÓS E CONTRAS

Imagem de ESTÃO A SER TOMADAS AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA COMBATER OS ACIDENTES?

Géneros

  • Debates

Informação Adicional

ESTÃO A SER TOMADAS AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA COMBATER OS ...

Episódio 10 de 0 Duração: 1h30m min

Na quadra natalícia que está a decorrer o número de acidentes e de mortes nas estradas aumenta exponencialmente. Face a esta trágica realidade, os portugueses querem saber se foram ou estão a ser tomadas as medidas necessárias para prevenir a sinistralidade rodoviária. Medidas essas que passam por uma maior vigilância das estradas, pela melhoria das condições das mesmas, por campanhas de sensibilização dos condutores e pelo regresso de medidas como a tolerância zero. Para uns, o problema só se resolve com medidas de longo prazo, ou seja, mudando mentalidades de forma a tornar os condutores mais cívicos e respeitadores do código. Para outros, é necessário um aumento das penalizações aplicadas aos condutores e mão mais dura para todos os que cometam infracções.

Argumentos Pró:
- Estão a ser tomadas as medidas necessárias, que passam por campanhas de sensibilização dos condutores e por acções de vigilância mais intensas por parte da Brigada de Trânsito.
- Apesar destas medidas, o grande problema só se resolve com uma mudança de mentalidade dos condutores.
- A taxa de alcoolémia legalmente aceite (0,5º) não contribui para o aumento dos acidentes.

Argumentos Contra:
- A polícia deve multar menos e vigiar mais as estradas e os condutores.
- A taxa de alcoolémia deve ser de 0,0º, porque um dos grandes responsáveis pelas mortes nas estradas é o álcool.
- A mudança de mentalidades deve fazer-se com campanhas mais intensas e mais explícitas, dirigidas a todas as idades.

Convidados para debater o tema: António Lemonde de Macedo, José Miguel Trigoso, Tenente-Coronel Rui Alves Martins, Manuel João Ramos, José Pinto da Costa e Armando Vara

Ficha Técnica

Título Original
PRÓS E CONTRAS
Intérpretes
apresentação de Fátima Campos Ferreira
Realização
André Soares Ferreira
Produção
Gestmusic
Ano
2002
Duração
1h30m minutos
Série
1