PRÓS E CONTRAS
OS PORTUGUESES PAGAM DEMASIADOS IMPOSTOS?
Portugal é um país europeu com uma carga fiscal muito elevada. Os portugueses dão muito dinheiro aos cofres do Estado e recebem pouco como contrapartida.
Mas mais grave que o facto de termos de pagar muito, será o facto de o nosso sistema fiscal ser visto e sentido como um sistema injusto em vários aspectos:
- a fuga ao fisco atinge proporções preocupantes, com aqueles que mais têm a serem quem mais e melhor foge às suas obrigações fiscais.
- todos temos a noção que o aparelho está sempre pronto a apanhar a " arraia miúda" e a deixar escapar o "peixe graúdo".
- todos os anos os portugueses deparam com personalidades e figuras públicas com declarações de rendimentos absolutamente "ridículas".
- os trabalhadores por conta de outrem são quem mais sente o peso do fisco, face aos trabalhadores de profissões liberais que conseguem verdadeiros milagres através do esquema dos descontos.
- a máquina fiscal está obsoleta criando situações de desigualdade entre os contribuintes.
O actual governo promete combater a evasão fiscal e também a desigualdade e a injustiça fiscais.
Pretende-se modernizar a máquina fiscal e Manuela Ferreira começou já a mexer no sistema. Sisa e imposto sucessório foram os primeiros alvos num objectivo de construção de um sistema mais eficaz e mais justo.
Convidados para debater o tema: Vasco Valdez, António Lobo Xavier, Manuel Porto, Saldanha Sanches, Ricardo Sá Fernandes, Octávio Teixeira.
Ficha Técnica
- Título Original
- PRÓS E CONTRAS
- Intérpretes
- apresentação de Fátima Campos Ferreira
- Realização
- André Soares Ferreira
- Produção
- Gestmusic
- Ano
- 2002
- Duração
- 1h30m minutos
- Série
- 1