PRÓS E CONTRAS
A RELIGIÃO TEM ACOMPANHADO A EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES ACTUAIS...
Já se disse que o século XXI será o século das religiões. E na verdade, este milénio ficou profundamente marcado pelo atentado de 11 de Setembro, um acontecimento que veio deixar bem clara a cisão profunda entre o ocidente e uma grande parte do mundo islâmico.
Essa actual incapacidade de entendimento entre dois mundos, leva-nos também a reflectir sobre o papel que as três grandes religiões monoteístas, a Católica, a Islâmica e a Judaica, desempenham nas sociedades actuais, questionando a sua influência sobre o poder político e sobre os cidadãos e também a sua capacidade de interferência, positiva ou negativa, na evolução das mentalidades, práticas e costumes sociais.
Argumentos pelo SIM:
- As religiões são por natureza, conservadoras, mas têm evoluído e em muitas situações, têm tomado a dianteira na defesa, por exemplo, dos direitos humanos.
- As três grandes religiões monoteístas são religiões de massas, e porque é assim, têm grandes responsabilidades nas posições que tomam porque as consequências são sempre imensas.
- As religiões representam o único garante de espiritualidade das sociedades materialistas actuais e têm de resistir a essa tendência dominante.
Argumentos pelo NÃO:
- O fundamentalismo religioso é o grande responsável por grande parte da violência das sociedades de hoje.
- As religiões são retrógradas e conservadoras e responsáveis pela repressão dos direitos das mulheres, homossexuais etc.
- Nem mesmo com o problema da epidemia de SIDA, a religião católica dá acesso ao uso do preservativo.
Convidados: Frei Bento Domingues, Carlos Azevedo, Abdool Karim Vakil, João Soares, João Caraça, Maria Belo.
Ficha Técnica
- Título Original
- PRÓS E CONTRAS
- Intérpretes
- apresentação de Fátima Campos Ferreira
- Realização
- André Soares Ferreira
- Produção
- Gestmusic
- Ano
- 2002
- Duração
- 1h30m minutos
- Série
- 1