Programas tv

Malta Portuguesa

UM HOSPITAL EM JERUSALÉM

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

UM HOSPITAL EM JERUSALÉM

Episódio 1 de 5

Este primeiro programa, intitulado "Um Hospital em Jerusalém" fala-nos da expansão dos povos e nações do ocidente da Europa para fora das fronteiras do seu mundo, que era o mundo cristão, no século XI, há 900 anos. Nessa altura foram lançadas as Cruzadas, grandes expedições militares de conquista em que milhares de cavaleiros, escudeiros e homens do povo partiram ao assalto do Oriente , da Palestina, a Terra Santa que estava ocupada pelos muçulmanos do Califa do Egipto.
A Palestina fora sucessivamente terra de judeus, de egípcios e assírios, de romanos, de bizantinos e de árabes. Em Jerusalém, cruzavam-se povos e homens de todas as raças e religiões. A cidade era e ainda é hoje, a Cidade Santa de judeus, de muçulmanos e de cristãos.
Para os cristãos, Jerusalém era, como ainda é, a cidade do martírio de Cristo, da longa Via Dolorosa a caminho do Calvário e do Santo Sepulcro. Foi assim que, durante os séculos X e XI , os mercadores da cidadezinha italiana de Amalfi, nas costas do Adriático, tinham excelentes relações com o califa do Egipto e pediram-lhe autorização para fundarem em Jerusalém dois hospícios porque tiveram pena das condições em que os peregrinos cristãos chegavam à Terra Santa . E o califa autorizou a fundação de dois hospitais, que ficaram situados mesmo em frente da Igreja do Santo Sepulcro O bairro, onde se integram os hospitais, ficou conhecido como Moristan , palavra que quer dizer hospital.

Ficha Técnica

Título Original
Malta Portuguesa