Sábado à Noite
A trajectória pessoal e profissional de um comediante que passa ao lado de uma grande carreira
Buddy Young Jr. desde a juventude que sonhava em se tornar comediante. Começou a improvisar "sketches" cómicos na companhia do seu irmão Stan nas festas de família que, invariavelmente, ofendia com o seu particular humor. Depois de ganhar, sozinho, um concurso de talentos, Buddy continua a consolidar a sua carreira de "stand up comedian" enquanto, amargamente, o seu irmão Stan se torna no seu agente. Buddy começa nos "night-clubs" aos Sábados à noite e ganha rapidamente notoriedade, conseguindo contratos para Nova Iorque e Las Vegas. Depois chega à televisão, em meados dos anos 50 mas, como sempre, recusa-se a seguir conselhos, sobretudo os do seu irmão e agente e acaba por passar ao lado de uma grande carreira. Acaba, velho e doente a dizer piadas em lares da terceira idade.
"Sábado à Noite", co-escrito, produzido, realizado e interpretado por Billy Crystal, é um filme profundamente pessoal sobre a trajectória, pessoal e profissional, de um comediante. Crystal evoca com nostalgia e sensibilidade o universo dos "stand up comedians", a que ele próprio pertenceu, percorrendo os altos e baixos da carreira de um homem com um fabuloso talento para o humor, mas cuja personalidade intransigente e um péssimo sentido da conveniência, aliado a uma tendência para decisões erradas, acabaram por lhe destruir a carreira. Uma sentida homenagem aos comediantes solitários construida com um admirável sentido de evocação de época, que assenta num excelente estudo de personalidades em conflito. Uma grande primeira realização de Crystal num filme de mista atmosfera de comédia e drama, que, para além dele próprio, conta com as presenças de David Paymer e Helen Hunt nos principais papeis.
Ficha Técnica
- Título Original
- Mr. Saturday Night
- Intérpretes
- Billy Cristal, David Paymer, Helen Hunt, Julie Warner, Mary Mara, Jerry Orbach, Ron Silver, Sage Allen, Jason Marsden, Michael Weiner, Joe Shea, Larry Gelman, Kay Freeman, Howard Mann, Julius Branca
- Realização
- Billy Cristal
- Produção
- Billy Cristal
- Autoria
- Billy Crystal, Lowell Ganz, Babaloo Mandel
- Música
- Marc Shaiman
- Ano
- 1993
- Duração
- 115 minutos