CAUSAS COMUNS
O sector energético e o Ambiente As Neurociências e o Crime
O Sector Energético e o Ambiente
Apresentador: Mário Carneiro
Convidados:Filipa Alves - Projecto Ecocasa; Lívia Tirane - Arquitecta
Será possível viver com conforto e, simultaneamente, reduzir a emissão de poluentes atmosféricos, garantindo a nossa qualidade de vida e a das gerações vindouras? A resposta é positiva: basta atenuar as necessidades de energia dita convencional através, por exemplo, da promoção da iluminação natural, das tecnologias solares passivas de aquecimento e de arrefecimento, e do conceito de arquitectura bioclimática.
A NeuroCiências e o Crime
Convidados: Fernando Barbosa - Centro de Ciências do Comportamento Desviante;Alexandre Castro Caldas - Neurologista; Jorge Costa Santos - Instituto de Medicina Legal; Carlos Poiares - Psicólogo
Nos séculos XVIII e XIX, acreditava-se que o comportamento humano era determinado pelo aspecto morfológico do cérebro. A frenologia, disciplina das ciências que deu suporte a esta teoria, conheceu grande popularidade mas com o tempo acabou por cair no descrédito total. Mais tarde a psicologia e a sociologia assumiram por inteiro a responsabilidade de estudar e explicar os nossos comportamentos, com a benção de toda a comunidade científica.
Recentemente, os progressos tecnológicos permitiram estudar o cérebro como nunca tinha sido possível. Surpreendentemente, as descobertas mais recentes das neurociências confirmam que o nosso comportamento é afinal influenciado, ou mesmo determinado por aspectos de ordem biológica. Afinal parece que os nossos antepassados não andavam assim tão longe da verdade.
Mas esta constatação levanta problemas de ordem ética e até jurídica. Se é o cérebro, enquanto órgão, que dita o nosso comportamento, faz sentido, por exemplo, responsabilizar os criminosos pelos seus delitos? E será que a maior parte dos comportamentos desviantes são um problema de "hardware" e não de "software", ou seja, um problema do cérebro e não da mente?
Ficha Técnica
- Título Original
- CAUSAS COMUNS
- Intérpretes
- Mário Carneiro
- Produção
- Oficina de Comunicação
- Duração
- 60m minutos