A Cultura na Memória
A Cultura Humanística e a Cultura Científica
Ao longo da História, muito têm sido os erros cometidos por aqueles que teimam em manter uma separação entre a cultura literária e cultura científica. Os políticos de um modo geral, têm tendência para subestimar a cultura científica com graves consequências para o desenvolvimento da Humanidade.
Nomes tão famosos como Churchill e Lord Carrington, fomentaram este tipo de separação como recorda, o Engº Eugénio Lisboa na estrevista de Helena Balsa, realizada em 2004.
O outro entrevistado neste programa é o Dr. Rui Vilar, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, que ajudou a salvar da destruição uma notável colecção de instrumentos científicos portugueses dos séc. XVIII, a qual sob a designação de "Mecanismos do Génio" viria a constituir uma das mais visitadas exposições do Festival Europália 91 dedicado a Portugal. Este evento teve um papel decisivo na projecção internacional da cultura portuguesa, ajudando a preparar outras realizações designadamente Lisboa 94 e Expo 98.
O programa revive testemunhos de figuras tutelares da cultura portuguesa do séc.XX, com destaque para Fernando Namora, Agostinho da Silva e Sophia Mello Breyner Andersen.
Ficha Técnica
- Título Original
- A Cultura na Memória
- Intérpretes
- Apresentação de Helena Balsa
- Ano
- 1995
- Duração
- 30 minutos