Atlântida (Açores)
A ? VIDA DOS CONSERVATÓRIOS REGIONAIS
Ao longo dos anos, os Conservatórios Regionais, constituíram uma verdadeira escola de elites musicais que perpassou várias gerações. Foram muitos os nomes que se projectaram no plano nacional e internacional e/ou que se inseriram com sucesso, individual ou colectivamente, em diferentes instituições sócio-culturais, animando a comunidade açoriana.
Da música clássica à mais tradicional e popular, os conservatórios exercem um papel de indiscutível qualidade e reconhecimento.
Este Sábado, o ?Atlântida? vai conhecer o dia a dia dos Conservatórios Regionais dos Açores, os seus êxitos e as suas dificuldades.
São convidados: Basílio José Dias, autor do livro ?Euterpe nos Açores?- Academia 1922 ? 1964 Conservatório -, bem como, a Directora do Conservatório Regional de Ponta Delgada, professora, pianista e organista, Ana Paula Andrade; Luísa Alcobia, fundadora do Conservatório de Angra do Heroísmo, cantora lírica, professora e directora artística de grupos corais; Aline Deprés, professora de dança, coreografa e Vice-Presidente do Conservatório Regional da Horta, e Manuel Francisco Aguiar, Director da Academia Musical , da Ribeira Grande.
Serão apresentadas reportagens sobre estas instituições e de destacadas figuras açorianas de craveira internacional como o barítono, Maurício Azulay Bensaúde ( São Miguel ). o Padre Tomás Borba ( Terceira ) e o maestro, Francisco Lacerda ( São Jorge ).
Ficha Técnica
- Título Original
- Atlântida (Açores)
- Intérpretes
- apresentação de Sidónio Bettencourt
- Produção
- RTP-AÇORES
- Duração
- 90 minutos minutos
- Série
- IV