KIM
Baseado num dos livros de Rudyard Kipling, "Kim" é um filme sobre um garoto órfão que tem que sobreviver num mundo de adultos
Na Índia de 1885, ainda colónia do Império Britânico, Kim, um jovem órfão de pais ingleses, usa de sua astúcia e esperteza para se passar por indiano e, assim, evitar de ser enviado à escola para crianças brancas. Seu maior benfeitor é também um homem branco que se passa por nativo, o comerciante de cavalos, Mahbub Ali, o Barba Ruiva, que, na realidade, trabalha como espião para o Império e usa Kim como um de seus ´correios´ confiáveis.
Certo dia, Kim encontra um sacerdote budista, Lama, vindo do Tibet à procura de um rio sagrado, o "Rio das Flechas", que, para ele, tem o poder de limpar as pessoas do pecado e de abrir as portas para a sabedoria. O garoto passa a ter uma afeição especial pelo Lama, a quem chama de santo homem.
Atendendo ao conselho de Barba Ruiva, Kim segue viagem com o Lama, aproveitando-a para levar uma mensagem vital para o Coronel Creighton, chefe do Serviço Secreto do Exército Britânico. A mensagem diz respeito aos preparativos de tropas rebeldes, em Khyber Pass, as quais contam com a ajuda de grupos vindos da Rússia, através do Afeganistão, preparativos esses que visam atacar as planícies do norte da Índia.
Durante a viagem, os dois encontram casualmente o Regimento ao qual o pai de Kim servira. O Major Ainsley e o Padre Victor lêem a carta que o garoto carrega consigo, escrita por seu pai, na qual ele pede que cuidem dele e que o mandem para a escola do exército. O oficial promete-lhe enviá-lo para o Orfanato Militar, mas Kim reage, dizendo que prefere seguir com o Lama, de quem passou a ser discípulo.
Ficha Técnica
- Título Original
- KIM
- Intérpretes
- Errol Flynn, Dean Stockwell,Paul Lukas, Robert Douglas
- Realização
- Victor Saville
- Produção
- Leon Gordon
- Ano
- 1950
- Duração
- 113m minutos