A Europa Aqui Tão Perto
O betão é competitivo?
Portugal construiu, desde 1985, 2121 quilómetros de auto-estradas e espera reduzir a metade a mortalidade nas estradas até 2010. Na última década concluiu-se a segunda ponte sobre o Tejo.
No Porto, duas novas pontes rodoviárias e uma ferroviária nasceram nos últimos 20 anos, ao mesmo tempo que a cidade teve finalmente um sistema de metro urbano. Praticamente todas as grandes cidades tiveram novos acessos construídos para facilitar a entrada e saída das auto-estradas que as circundam.
As viagens de automóvel em Portugal são, provavelmente, o principal standard europeu do país. Mas a rede de saneamento do país aumentou exponencialmente, as estações de tratamento de lixos acabaram (ou quase) com as centenas de lixeiras a céu aberto, o abastecimento de água é mais generalizado, há luz e telefone em mais de 95 por cento do território habitado.
Competitividade é (também) betão? Quem a liderou de forma mais evidente ? o Estado Central ou as autarquias? Quanto do dinheiro europeu contribuiu para esta mudança? Sem estes fundos isto teria sido feito? E o que falta fazer? Como pode o novo Quadro Comunitário investir ainda em ?betão inteligente??
Ficha Técnica
- Título Original
- A Europa Aqui Tão Perto
- Produção
- Farol de Ideias
- Ano
- 2007
- Duração
- 50m minutos