Programas tv

A Europa Aqui Tão Perto

Imagem de Os cereais impuseram-se às laranjas?

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Os cereais impuseram-se às laranjas?

Episódio 7 de 13 Duração: 50m min

Grandes mudanças sociais e demográficas levaram a grandes alterações neste domínio. A superfície agrícola e florestal corresponde a cerca de 71% do território continental. Nas regiões de Entre Douro e Minho, na Beira Litoral e no Algarve. Entre 1989 e 1999 registou-se um decréscimo de 31% no número de explorações agrícolas e de 3,6% no total da Superfície Agrícola Utilizada (SAL).

Um dos maiores riscos para os solos agrícolas reside no facto de uma grande parte das áreas de maior produtividade, como é o caso do Ribatejo Oeste e da Orla Costeira Algarvia, se encontrarem em zonas de forte pressão para a mudança de uso de solo, nomeadamente, a expansão urbana e industrial, empreendimentos turísticos, procura de segunda habitação, entre outros fins.

Um terço do território nacional está exposto a um grave processo de desertificação, que acaba por interagir negativamente com a forte tendência para o despovoamento do interior e do mundo rural em geral.

Ficha Técnica

Título Original
A Europa Aqui Tão Perto
Produção
Farol de Ideias
Ano
2007
Duração
50m minutos