Programas tv

A Economia do Mês

Géneros

  • Informação - Especializada

Informação Adicional

Episódio n.º5

Episódio 5 de 0

Na parte do Importante da Economia do Mês de Março a Embaixadora da Índia, Nilima Mitra e o Professor do AESE, Viassa Monteiro, analisam o milagre económico indiano. Até 1992, um contraste pela negativa com os tigres asiáticos. A partir de então, a 2ª economia que mais cresce em todo o mundo e a 1ª a atrair outsourcing de alto valor acrescentado. Porquê?

Nem nas exportações portuguesas a tradição parece ser o que era. Do início dos anos 90 até ao presente, passou por 4 fases: no início, (quase) exclusividade de mão-de-obra barata; de 92 até 2000 aumento da componente de alto valor acrescentado (sector automóvel, material eléctrico, maquinaria); entre 2000 e 2005 diversificação da alta tecnologia para a indústria química, plásticos e produtos de borracha; de então para cá, reforço da componente de sofisticação com a electrónica, os instrumentos médicos de precisão, chips e memórias RAM. A alta tecnologia representa hoje 15% das exportações portuguesas e o Professor Caldeira Cabral apresenta outras tendências.

Cunha Rosa e Francisco Dias (CEOs do Banco Primus e consultora financeira Capital Credit) explicam como se chegou a um endividamento das famílias face ao PIB de 23% superior à média europeia e como umas empresas transformam riscos em oportunidades: fazem de problemas (para os outros), negócios (para elas).

A cultura empresarial começa com uma atitude individual. De optimismo (se algo de bom não acontece é porque algo de ainda melhor está para acontecer). De colocar a fasquia alta (acertar é humano). De auto-análise (exame de consciência). Leila Navarro uma das conferencistas de maior sucesso no Brasil e autora de 10 livros explica aos empresários o segredo de uma cultura de excelência.

Ficha Técnica

Título Original
A Economia do Mês
Produção
Mixim.tv
Autoria
Jorge Vasconcellos e Sá