NÓS
ASSOCIATIVISMO IMIGRANTE
As associações de imigrantes têm um papel fundamental na integração de todas as pessoas que as procuram. Espalhadas por todo o território nacional, são inúmeras e representam as mais variadas nacionalidades.
Aproveitámos para visitar algumas Associações de imigrantes:
Olho Vivo é uma ONG sem fins lucrativos de âmbito nacional que intervém na defesa do Ambiente, Património e Direitos Humanos. Aderiu à Rede Europeia Contra o Racismo e é co-fundadora da Rede Anti-Racista em Portugal.
Associação Casa do Brasil
Foi criada em 1992 por brasileiros residentes em Portugal. Está aberta a todas as nacionalidades e tem como objectivo defender os interesses de todos os imigrantes.
Associação MIR
Destinada a acolher e apoiar os imigrantes do Leste Europeu, surgiu a Associação MIR. Com esta associação foi criada a primeira Escola Eslava em Portugal. Aqui, os jovens aprendem o português como língua estrangeira, e um leque variado de disciplinas internacionais
Associação Caboverdeana de Lisboa
Uma instituição que procura manter vivo no dia-a-dia da cidade lisboeta um espaço de multiculturalidade onde a música, a gastronomia, os debates, as conferências e a formação tornam mais próximos cabo-verdianos, portugueses e outros povos e culturas na sociedade portuguesa.
Na Agenda Multicultural, o convidado é Carlos Paca, actor angolano conhecido de muitos de nós de participações em filmes, séries televisivas e peças de teatro. Mas que nos falou de uma associação que procura defender os interesses dos muitos artistas imigrantes que escolhem Portugal para trabalhar.
Ficha Técnica
- Título Original
- NÓS
- Intérpretes
- apresentação de Vanessa Sousa e a Julie Scheier
- Produção
- Panavídeo
- Ano
- 2008
- Série
- V