Vida Por Vida
Episódio n.º33
Neste espaço de informação semanal falamos de:
A VONTADE DE VESTIR A FARDA DE ?SOLDADO DA PAZ?
Acredita-se que no país existem mais de 40 mil bombeiros voluntários. No ano em que se celebra o ano nacional do voluntariado nos soldados da paz portugueses, fomos tentar perceber quais as motivações de quem entra para um quartel de bombeiros. O que muita gente não sabe é que para se estar apto a prestar socorro aos outros, são necessárias muitas horas de formação. A maioria é cumprida aos fins-de-semana e em horário pós-laboral. No quartel visitado na reportagem, os formandos passam por mais de 400 horas de formação por ano.
ROTA DE SOCORRO NA MADEIRA: UM CORPO DE BOMBEIROS PARA DOIS CONCELHOS
Aos voluntários da Ribeira Brava cabe intervir numa área com cerca de 20 mil habitantes. Ribeira Brava e Ponta do Sol são concelhos onde os riscos têm muito a ver com a morfologia de um terreno, onde a floresta é importante património a preservar. No combate aos incêndios, a água é um meio de extinção pouco utilizado.
Na corporação madeirense nota-se a falta de voluntários. As campanhas de sensibilização não têm resultado.
BOMBEIROS E AUTARQUIAS ? OURÉM
O programa engloba as autarquias de Ourém, Mação e Alijó. Do lado de lá da fronteira o município de Coca também é parceiro. O que se pretende é rentabilizar a floresta portuguesa através da recolha de resina. A matéria-prima, que nalgumas áreas substitui o petróleo, será vendida para Espanha a 72 cêntimos por litro.
Num futuro próximo, o concelho com três corpos de bombeiros, terá um centro municipal de protecção civil com central única de socorro e emergência. Até lá, enquanto decorre a época crítica de combate.
Ficha Técnica
- Título Original
- Vida Por Vida
- Produção
- Oesteimagem-Produções Audiovisuais,Ldª
- Autoria
- Oesteimagem-Produções Audiovisuais,Ldª
- Ano
- 2008
- Série
- V