Vida Por Vida
Episódio n.º35
Neste espaço de informação semanal falamos de:
BOMBEIROS RECORDAM INCÊNDIO DO CHIADO
Pouco passava das cinco da manhã quando o alerta foi dado. Um violento incêndio tinha deflagrado nos armazéns Grandella, no Chiado, em pleno coração da cidade de Lisboa. As chamas rapidamente alastraram aos edifícios adjacentes e consumiram grande parte daquela zona histórica. Duas pessoas morreram, dezenas ficaram feridas e cerca de duas mil perderam o emprego. Vinte anos depois, fomos em busca das memórias de quem chegou primeiro para combater um dos maiores incêndios ocorridos na capital.
BOMBEIROS ANGOLANOS RECEBEM FORMAÇÃO PORTUGUESA
A acção de formação abordou as áreas do salvamento e desencarceramento, incêndios florestais e técnicas de socorrismo. Foi dada durante quinze dias, por formadores da Escola Nacional de Bombeiros, no âmbito de um protocolo de cooperação entre Portugal e Angola. O ?Vida Por Vida? tem imagens exclusivas da formação proporcionada aos soldados da paz angolanos que decorreu em Luanda. Em entrevista, alguns responsáveis pelo socorro e bombeiros daquele país africano, traçam os objectivos a curto prazo para o sector.
BOMBEIROS E AUTARQUIAS ? SARDOAL
Um helicóptero de combate a incêndios e a respectiva equipa helitransportada de ataque rápido às chamas, deixam perceber que o risco é elevado. Nos últimos tempos, poucas têm sido as vezes que a região escapa à fúria das chamas. Em 2003 quase tudo ardeu, e no ano passado, o fogo transformou em cinza quase dois mil hectares de floresta. O autarca local reclama medidas políticas urgentes e fala da má distribuição de meios nos bombeiros. A corporação local queixa-se de combater incêndios em veículos com mais de duas décadas.
Ficha Técnica
- Título Original
- Vida Por Vida
- Produção
- Oesteimagem-Produções Audiovisuais,Ldª
- Autoria
- Oesteimagem-Produções Audiovisuais,Ldª
- Ano
- 2008
- Série
- V