OS SONS DO TEMPO
Episódio n.º4
Em mais este episódio de ?Os Sons do Tempo?, Victorino D?Almeida volta a embrenhar-se nos meandros da sua memória, homenageando duas figuras fundamentais para a sua carreira de pianista e compositor: Marina Dwander Gabriel, cantora Açoreana e discípula directa de Francisco de Lacerda, que foi efectivamente a pessoa que o ensinou a tocar piano.
Essa evocação esclarece de forma iniludível a importância da formação musical dada, desde o primeiro momento, por professores competentes e especializados.
Passando pela evocação de figuras que marcaram profundamente a música portuguesa, tais como Viana da Motta e Luís de Freitas Branco, Victorino D?Almeida dedica toda a 2ªparte do programa ao genial compositor que foi Joly Braga Santos, de quem seria aluno e a quem presta a mais sincera homenagem, descrevendo a sua notável técnica de analista do fenómeno musical, citando em curtas palavras e com o exemplo ao piano a sua relação com a estética do modalismo ? e relatando ao mesmo tempo por palavras e caricaturas, alguns episódios cómicos da sua relação com o mestre.
Em ?Os Sons do Tempo?, Victorino D?Almeida, também responde claramente àqueles telespectadores e críticos que o pudessem outrora acusar de tocar pouco piano nos seus programas, mostrando-se simultaneamente como comunicador, divulgador cultural e pianista.
Ficha Técnica
- Título Original
- OS SONS DO TEMPO