Programas tv

DIVA : SIMPLESMENTE UMA HOMENAGEM

DIVA : SIMPLESMENTE UMA HOMENAGEM

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Uma homenagem a Amália Rodrigues e ao Fado

Sem Amália Rodrigues, o Portugal do século XX teria deixado uma memória claramente diferente. Desde o momento em que encarnou em si todo o conceito de ?portugalidade? Amália passou a carregar consigo o fardo de um emblema nacional dentro e fora de portas. Como disse Caetano Veloso, numa célebre atuação no Coliseu dos Recreios em finais da década de 80, abraçar Amália era a mesma coisa que abraçar Portugal inteiro.
Mas Amália Rodrigues, assumindo a pose das verdadeiras estrelas, que sabem o que valem sem se deixar intoxicar pelo valor que lhe atribuem, sempre se afirmou como um veículo para expressar o que a sua alma ditava e não uma porta-voz dos desígnios nacionais. Face a todas as contrariedades, Amália Rodrigues manteve fielmente a postura que criara para si desde que pegou no fado e o moldou à sua maneira, tirando-o das tabernas em direção aos mais prestigiados palcos do mundo.
Amada por uns e odiada por outros, a cantora nunca se deixou ultrapassar pelos acontecimentos e, mesmo se com alguma ingenuidade à mistura, conseguiu passar por cima de todas as situações adversas, saindo pela porta grande sem ter de as contornar sinuosamente.
Tão ou mais importante que a sua vida, a obra de Amália Rodrigues estende-se pelas mais diversas áreas, criando um manancial aparentemente inesgotável de referências e experiências que contribuíram não só para a formação do símbolo mas para a formação do carácter da própria Amália Rodrigues. Tudo isto torna ainda mais interessante uma abordagem que liga a vida e a obra intrinsecamente, pois uma não é permeável à análise isolada da outra.
Milhões de discos vendidos em todo o mundo, todas as longas metragens de sucesso, o teatro, a revista, a poesia: a produção cultural de ou que integra Amália seria, indubitavelmente, uma sombra do que hoje é sem essa personalidade vincada. Porque é da fraqueza que nasce a força, e da contrariedade a coragem, Amália Rodrigues provou ser feita da matéria dos heróis (no seu caso trata-se de uma heroína cultural) que lhe reserva para sempre um lugar na eternidade.

Ficha Técnica

Título Original
DIVA : SIMPLESMENTE UMA HOMENAGEM
Realização
Manuel Mozos
Produção
Pedro Éfe
Ano
2007
Duração
55m minutos