03 Jul 2015
Os cortes orçamentais nas despesas com a Saúde têm provocado alguma agitação no seio dos profissionais dos hospitais açorianos, sobretudo entre a classe médica.
Os directores de serviço têm manifestado publicamente a sua oposição ao âmbito dos cortes, criticando, nomeadamente, o encerramento de algumas especialidades nas urgências, por alguns períodos do dia.
Já houve até cartas com sugestões de demissão colectiva da administração pública de alguns médicos especialistas, em colisão com as decisões do Governo. Os directores clínicos têm igualmente contestado as decisões da tutela.
Esta tarde, na Horta, e amanhã em Ponta Delgada reúnem os responsáveis dos diversos serviços dos hospitais, numa altura em que há sinais de recuo por parte da tutela, relativamente ao encerramento de urgências de especialidade.
No Estação de Serviço de hoje, a jornalista Teresa Nóbrega traz este assunto de novo a discussão pública, com a convidada Isabel Cássio, antiga directora clínica do Hospital de Ponta Delgada, onde é actualmente directora do Serviço de Cirurgia Vascular.
Pode participar no programa, a partir das 18:45, na RTP-Açores, ligando o número 296 202 767, escrevendo para o endereço electrónico estacao.servico@programas.rtp.pt e deixando o seu comentário no blog (http://rtp.pt/icmblogs/rtp/estacaodeservico/) ou no mural do programa no Facebook.