03 Jul 2015
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, sob o lema ?Florestas para o Povo?. As florestas cobrem, atualmente, 31% de toda a área terrestre do planeta e são diretamente responsáveis pela sobrevivência de 1,6 biliões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, nomeadamente para a biosfera, as florestas devem ser mais valorizadas e preservadas.
Em vésperas do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o Estação de Serviço vai analisar o que tem sido feito nos Açores para proteger os recursos florestais e promover o desenvolvimento sustentável.
Como proteger a floresta açoriana? Quais os objetivos das campanhas de arborização, desenvolvidas em parceira com escolas e outras instituições? Como sensibilizar a população açoriana para a preservação da natureza e da biodiversidade do arquipélago? Qual a importância das espécies endémicas para o desenvolvimento dos Açores? Que tipo de ameaças enfrentam as florestas açorianas?
O jornalista João Simas convida Carina Nóbrega, engenheira florestal, da direção regional dos recursos florestais, para abordar estas e outras questões. O estação de serviço começa às 18h55. Para participar no programa, ligue o 296 202 767 ou escreva o seu comentário na página de facebook do programa.