Vida Por Vida
SAPADORES DE SETÚBAL FESTEJAM 125 ANOS
- SAPADORES DE SETÚBAL FESTEJAM 225 ANOS
Em finais do século XIX e início do século XX, a forma de combater incêndios obrigava a muito mais esforço físico para fazer chegar a água às chamas. A manga de salvamento era a técnica mais usada para retirar as vítimas de um local alto, e de forma rápida. Mas também havia uma lona para onde só saltavam os mais corajosos. 225 anos passados sobre a data de fundação da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, o socorro é hoje obrigatoriamente, bem diferente.
- CATÁSTROFES NACIONAIS E MUNDIAIS DEBATIDAS EM CASCAIS
As chuvas torrenciais e os deslizamentos de terras provocaram o caos e semearam o pânico na ilha da Madeira. Foi a 20 de fevereiro de 2010. Os prejuízos, de acordo com o governo regional, ultrapassaram os mil milhões de euros. Dia 27 de fevereiro de 2010, no Chile, um abalo sísmico de forte intensidade provocou forte destruição. Como deve o país estar preparado para lidar com uma situação idêntica, foi o que as segundas jornadas da proteção civil de Cascais tentaram trazer à discussão.
- NO QUARTEL ? BOMBEIROS MUNICIPAIS DA LOUSÃ
Atualmente de cariz municipal já foi, em tempos, associação voluntária. Para os responsáveis há vantagens e desvantagens nessa condição. As instalações são do início dos anos 80, dimensionadas para entre 30 a 40 elementos. A falta de operacionalidade e os 105 bombeiros obrigam a remodelações. O projeto de candidatura ao QREN já foi entregue. As obras implicarão o alargamento de algumas áreas, mas também a completa renovação de outras. À central de comunicações dos B.M. Lousã chegam, em média, 16 pedidos de ajuda por dia.
Ficha Técnica
- Título Original
- Vida Por Vida
- Ano
- 2010
- Série
- VIII