Programas tv

A Idade Maior

A Idade Maior

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Os dolorosos anos da Guerra Colonial numa bela primeira obra de Teresa Vilaverde, com Maria de Medeiros e Joaquim de Almeida.

No início dos anos 70, Portugal vivia os anos da Guerra Colonial. O pequeno Alex, de dez anos, tal como milhares de outros garotos, teve de se despedir do pai que partiu para a guerra de África. Apesar de tudo, Alex e o pai mantiveram durante algum tempo uma troca regular de correspondência, até que um dia as cartas deixaram de aparecer. Alex e a mãe nunca mais souberam nada do pai. Através de um soldado regressado do ultramar, ela descobre que o marido, afinal, tinha regressado há cerca de dois meses, mas continuava ausente. Decidiu ir à sua procura e trouxe-o para casa, mas nada voltou a ser como dantes. Aliás, a reunião da família acabou da pior maneira.

Teresa Vilaverde estreou-se na realização com "A Idade Maior", afirmando-se, desde logo, como uma das cineastas portuguesas mais promissoras, o que "Três Irmãos" iria confirmar plenamente. Em "A Idade Maior" evoca os dolorosos anos da Guerra Colonial, num país onde as famílias se degradavam e desfaziam com amarga facilidade, a partir do momento em que os garotos se despediam dos pais que partiam para África. Alguns não regressavam. Outros regressavam diferentes. Estropiados ou simplesmente perturbados. Num caso e noutro, nada voltava a ser igual. Como nesta história de um garoto cujo pai regressa mas não consegue voltar para casa e, quando volta, era melhor não ter regressado. Vilaverde, com grande simplicidade e sensibilidade, traça este difícil, amargo e trágico percurso de reconciliação de uma família portuguesa que já não era capaz de se reconciliar, porque vivia num país que não sabia que estava em guerra consigo próprio. Uma bela primeira obra, marcada por um punhado de excelentes interpretações a cargo de Joaquim de Almeida, Maria de Medeiros, Teresa Roby e, especialmente, o pequeno Ricardo Colares.

Ficha Técnica

Título Original
A Idade Maior
Intérpretes
Ricardo Colares, Vincent Gallo, Teresa Roby, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida.
Realização
Teresa Vilaverde
Produção
João Pedro Bénard
Autoria
Teresa Vilaverde
Ano
1991
Duração
114 minutos