Programas tv

Portugueses Extraordinários

Géneros

  • Informação - Semanal

Informação Adicional

Episódio n.º6

Episódio 6 de 0

Reportagens com histórias contadas na primeira pessoa. Todas elas têm um traço em comum: mostram-nos portugueses, a maioria cidadãos comuns, que fazem o bem sem olhar a quem. Vamos ter histórias passadas em todo o mundo, casos muito poderosos do ponto de vista humano que não vão deixar ninguém indiferente.
No próximo programa apresentamos mais Portugueses Extraordinários:
No interior do país, são poucas as oportunidades e as ofertas culturais. À interioridade pouco chegam as novidades dos centros urbanos, o que fez Fátima e Félix organizarem uma associação local, para dinamizar a vila de Sabrosa. Desde o futebol infantil ao rancho, passando pela companhia de teatro, o casal ocupa todo o seu tempo livre a ajudar os mais novos e os mais velhos a terem formas de conviverem. A associação Sabro, dirigida por estes dois Portugueses Extraordinários é a única que faz feliz quem muitas vezes, não tem ninguém.

Há 40 anos, Pinto Monteiro, quando praticamente ninguém em Portugal pensava nisso, criou no norte interior do país um infantário e um centro de acolhimento para deficientes.
Aos 28 anos sentiu que ajudar os outros era a vida que queria. Hoje, aos 67, continua a perseguir o sonho.
Todas as instituições que este Português Extraordinário fundou em Amarante são hoje instituições particulares de solidariedade. Este homem, de postura sempre humilde, mudou a vida de milhares de pessoas.
As crianças que a jornalista Magda Rocha viu correm para ele, chamam-lhe tio, e entre os deficientes há quem lhe chame pai.
Pinto Monteiro é um filantropo, envolveu na sua causa dezenas de pessoas. É visto como um visionário.
Quem o conhece descreve-o como um sonhador que nunca desiste.

Ficha Técnica

Título Original
Portugueses Extraordinários
Ano
2011