O Direito de Nascer
Episódio n.º39
Bruno desenterra os corpos, encontra uma corrente que pertencia a Maria Dolores e conclui que os ossos são dela e do filho de Maria Helena.
Apesar de toda a dedicação à vida religiosa, Maria Helena nunca conseguiu disfarçar a falta de vocação. A madre superiora preocupa-se com a presença dela no convento e confessa isso ao frei Estevão.
Laurita e Dorinha continuam sendo grandes amigas. Seguindo os passos da mãe e da irmã, Laurita envolve-se com o sobrinho da condessa Vitória e, é claro, terá muitos problemas quando ela descobrir.
Dorinha, por sua vez, está apaixonada pelo seu professor de piano. Conceição percebe que existe algo mais entre os dois e preocupa-se. Dorinha confessa que os dois estão apaixonados e a mãe pede-lhe que esqueça o rapaz pois o seu pai nunca permitirá o namoro entre os dois.
A professora de Albertinho decide conversar com a sua mãe sobre o seu comportamento na escola. Ao descobrir que a mãe do menino é negra, a professora sente-se mal. Maria Dolores mostra a certidão que comprova a maternidade. A professora informa que vai cancelar a matrícula do Albertinho pois a escola é só para brancos.
Bruno vai á capital e entrega a Dom Rafael a medalha que pertencia a Maria Dolores e informa que os dois estão mortos. Conceição ouve a conversa e desespera ao saber que o seu neto está morto.
Emília diz à mãe que decidiu procurar uma curandeira para tentar engravidar pois o seu casamento depende desse filho.
Ficha Técnica
- Título Original
- O Direito de Nascer
- Intérpretes
- Guilhermina Guinle;Dhu Moraes; Jorge Pontual; Ana Cecília Costa; Luiz Guilherme; Elaine Cristina; Fernando Eiras; João Vitti; Ana Kutner; Dênis Derkian; Angelina Muniz; Esther Góes; Vera Zimmermann; Marcelo Mansfield;Antônio Petrin
- Realização
- Roberto Talma e José Paulo Vallone
- Produção
- SBT
- Ano
- 1997
- Duração
- 55minutos minutos