O Direito de Nascer
Episódio n.º42
Dom Rafael é extremamente violento com a filha. Dorinha enfrenta o pai e diz que ela e Luiggi estão apaixonados e querem se casar.
Do Rafael fica ainda mais furioso, tranca a filha no quarto e proíbe-a sair de casa seja qual for o pretexto.
Enquanto isso, no baile, Ricardo e Luiggi bebem para esquecer a noite que tiveram. A condessa aproxima-se, ouve a conversa dos dois e conclui que o seu sobrinho é a melhor solução para Dom Rafael se livrar do professor de piano.
Dom Rafael culpa a esposa pelo comportamento da filha e jura que a história não se vai repetir. Conceição tenta fazer com que o marido não seja muito duro com Dorinha mas ele já decidiu que dentro de um mês ela estará casada com um homem digno de fazer parte da família Juncal.
Ricardo e Horácio encontram-se no bordel de madame Cecília e só não partem para a briga porque Luiggi e Cecília não permitem.
O pianista sugere que Ricardo conte a verdade a Horácio. Os dois conversam e Ricardo conta porque teve que terminar o compromisso com Laurita. Horácio entende e os dois acabam amigos.
Frei Estevão vai ao convento e pede à madre superiora que dê abrigo a um menino perdido que apareceu na sua igreja.
A freira diz que não pode ficar com ele pois não tem ninguém que possa cuidar do menino.
Frei Estevão sugere que irmã Helena da Caridade se encarregue de cuidar da criança.
O menino tem mais ou menos a mesma idade do filho que Maria Helena perdeu, por isso, ao vê-lo imediatamente aflora o seu sentimento maternal.
Ficha Técnica
- Título Original
- O Direito de Nascer
- Intérpretes
- Guilhermina Guinle;Dhu Moraes; Jorge Pontual; Ana Cecília Costa; Luiz Guilherme; Elaine Cristina; Fernando Eiras; João Vitti; Ana Kutner; Dênis Derkian; Angelina Muniz; Esther Góes; Vera Zimmermann; Marcelo Mansfield;Antônio Petrin
- Realização
- Roberto Talma e José Paulo Vallone
- Produção
- SBT
- Ano
- 1997
- Duração
- 55minutos minutos