Sociedade Civil
Regresso à terra
Entre 2000 e 2010 foram desativados cerca de 500 mil hectares de terreno em Portugal, estando já condenados 2 milhões de hectares a mato.
Mas de repente, a agricultura esquecida ou menosprezada durante tanto tempo, tornou-se numa solução - para sermos mais auto-suficientes, para importarmos menos, para exportarmos mais, para nos alimentarmos melhor. O apelo é mesmo feito pela classe política, tentando incentivar a população activa a regressar à terra. Como forma de enfrentar a crise ou mesmo como opção de vida, a agricultura é uma realidade que tem ganho expressão nos últimos tempos, verificando-se que muitos portugueses se começam a dedicar ao sector primário. O Governo constata que há cada vez mais licenciados, com formação na área ou outra, a apostar no setor. Constata-se também que a agricultura biológica se tem afirmado como um nicho em forte ascensão, sendo uma vertente da agricultura na qual muitos destes novos agricultores apostam.
Será esta uma realidade momentânea ou uma tendência que está para ficar? Que apoios existem para quem quer enveredar por este sector? Qual a realidade do mercado dos produtos biológicos?
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9