Sociedade Civil
I Guerra Mundial
Há cem anos atrás Portugal envolveu-se - e viu-se envolvido - num conflito criado e nascido na, já na altura, velha Europa, sacudida, uma vez mais, por convulsões que sempre tiveram relacionadas com fronteiras das Nações ou com a tentativa de domínio dos Estados mais fortes. Tudo isto dentro de um espaço que o saber dos Homens permitiu ser Pátria do Conhecimento e do Desenvolvimento.
No espaço de um mês após o atentado que vitimou, em Sarajevo, o Arquiduque austríaco Francisco Fernando, aquilo que parecia que a diplomacia poderia (e quereria?) resolver transformou-se num inferno que durante cinco anos custou oito milhões e meio de vidas e deixou um número interminável de sequelas de vária ordem mas, principalmente, humanas.
O que motivou o envolvimento de Portugal; a forma como o fez; os resultados objetivos de uma intervenção que nos fez combater em África, no Atlântico e na Europa e que nos custou 7760 vidas e mais de 30000 baixas, entre feridos, desaparecidos, incapazes e prisioneiros, tem sido estudado, discutido e alvo de perspetivas justificativas diversas.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9