Programas tv

Sociedade Civil

Imagem de Viver com Esquizofrenia

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Viver com Esquizofrenia

Episódio 158 de 0 Duração: 90 min

Portugal tem, em conjunto com a Irlanda do Norte, a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas na Europa; Cerca de 65_ de pessoas com uma perturbação psiquiátrica não tem qualquer tratamento e O tempo que medeia entre o começo das perturbações psiquiátricas e o momento em que se inicia o seu tratamento varia, na maior parte dos casos, entre um e quatro anos.

Se estes dados não deixam margem de dúvida para o significado relevante que a saúde/doença mental tem no contexto da saúde, é hoje fundamental atender à importância que a saúde/doença mental tem noutros contextos. A título de exemplo, de salientar dados do Relatório Doença no Trabalho? Mitos e Realidade Sobre Saúde Mental no Trabalho (OCDE, 2011), segundo os quais Um em cada cinco trabalhadores sofre de perturbações mentais, como depressão ou ansiedade, o que torna as doenças mentais num problema crescente no local de trabalho. E, por fim, apenas relembrar o impacto em áreas tão diversas como a saúde física, o sucesso escolar, a produtividade, a sustentabilidade, a coesão social, entre outras.
Numa altura em que os países europeus procuram os melhores caminhos a seguir com vista à concretização da Estratégia Europa 2020, por um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, não podemos continuar a ignorar a falta de respostas adequadas à promoção da saúde mental e prevenção da perturbação mental, que em muito condicionam a capacidade dos cidadãos europeus alcançarem os objetivos propostos.

Ficha Técnica

Título Original
2014
Intérpretes
Apresentação de Eduarda Maio
Produção
RTP
Ano
2014
Duração
90 minutos
Série
9