Sociedade Civil
Declínio das Abelhas
As abelhas em geral são insetos de grande relevância nos ecossistemas por produzirem produtos e serviços úteis para o ser humano, como o mel, o pólen, a geleia real, o veneno e o serviço de polinização.
As abelhas recolhem o néctar e o pólen das flores e no decurso deste processo efetuam a polinização cruzada permitindo a obtenção de frutos de melhor qualidade. Assim, as abelhas desempenham um papel muito importante na polinização das plantas, no que se inclui a maioria das culturas agrícolas produzidas na Europa, pelo que o seu declínio pode ter um impacto muito sério na produção agrícola.
Vários são os fatores que contribuem para o declínio das abelhas: climáticos (alteração do micro habitat das abelhas, qualidade do néctar e do pólen), antropogénicos (pesticidas), bióticos (micro-organismos e artrópodes).
As Nações Unidas estimam que, das 100 espécies agrícolas que fornecem quase tudo o que se come no mundo, 71 são polinizadas por abelhas. Estas estão a morrer por falta de alimento e não produzem mel mas quem tem as culpas são as vespas asiáticas, vindas de Espanha e França. Em Portugal, está a apostar-se na destruição dos ninhos com fogo e armadilhas artesanais para minimizar o impacto na economia e na biodiversidade que este inseto predador pode causar.
Sendo as abelhas fundamentais ao nosso ecossistema que medidas são urgentes e necessárias tomar, para garantir a sua e a nossa sobrevivência? É suficiente um trabalho de sensibilização? Quais os comportamentos mais graves? Estas são apenas algumas das questões que vamos abordar neste Sociedade Civil.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9