Sociedade Civil
Agricultura Familiar
Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões de nutrição e alimentação.
A data é aproveitada para recordar um alerta recente da FAO, a agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura, cujos últimos dados revelam que 842 milhões de pessoas passam fome no mundo.
2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar e visa destacar o perfil da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, evidenciando a atenção mundial para o seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutrição, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
O principal objetivo do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) é promover em todos os países políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável de sistemas de produção agrícola baseados em unidades familiares, fornecer orientações para pôr em prática essas políticas, incentivar a participação de organizações de agricultores e despertar a consciência da sociedade civil para a importância de apoiar a agricultura familiar.
A estrutura familiar do produtor assegura 80_ de toda a mão-de-obra agrícola existente em Portugal, segundo o INE. O universo da população agrícola familiar (o produtor e o seu agregado doméstico) envolve em Portugal 790 mil pessoas, 80_ da mão-de-obra total ao serviço da agricultura. Pode ser um número significativo, mas são menos 445 mil indivíduos do que em 1999. Mesmo com o declínio, o país ainda está acima da média da União Europeia, onde o peso desta força laboral é de 77_.
Podemos ainda refletir sobre mais alguns dados, por exemplo, dois mil milhões de pessoas têm deficiências nutritivas e todos os anos morrem 2,5 milhões de crianças com fome, enquanto 1,4 mil milhões de pessoas vivem atualmente com excesso de peso.
Qual a importância da agricultura familiar? O Dia Mundial da Alimentação 2014 é uma oportunidade para explorar a importância para a sociedade? Que futuro é que é pretendido? Atualmente que atividades estão a ter lugar?
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9