Programas tv

Sociedade Civil

Imagem de Vida após a reclusão

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Vida após a reclusão

Episódio 181 de 0 Duração: 90 min

Uma vez criminoso sempre criminoso?
A sociedade atribui um estigma ao ex-recluso, de tal forma que, após sair da prisão, o recluso tem a difícil tarefa de conseguir "ressocializar-se" para a tão almejada vida em plena integração.
Tendo em conta o historial dos reclusos, os preconceitos e estigmas da própria sociedade, pretende-se fundamentalmente a educação para a mudança, a reconstrução da identidade sociocultural, recuperando valores éticos e morais. Assim, os estabelecimentos prisionais preveem programas de educação, formação cívica, valorização da vida. Perante a necessidade de minimizar os efeitos perniciosos da privação de liberdade, elaboraram programas voltados especificamente para a ressocialização. Pretende-se que haja uma nova vida para além das grades.
Mas afinal de que forma trabalham os estabelecimentos prisionais com os reclusos? Que tipo de preparação fazem para a sua inclusão? Quais as formações que disponibilizam? Qual a adesão? A taxa de sucesso?
Estas são apenas algumas das questões que vamos abordar neste Sociedade Civil.

Ficha Técnica

Título Original
2014
Intérpretes
Apresentação de Eduarda Maio
Produção
RTP
Ano
2014
Duração
90 minutos
Série
9