Sociedade Civil
O Telespetador é Quem Mais Ordena?
O termo telespectador refere-se aos indivíduos que assistem a determinado programa televisivo. O estudo e o conhecimento dos seus comportamentos são determinantes para a produção televisiva, na medida em que ajudam a estruturar a grelha e o conteúdo dos programas que os canais apresentam.
A medição das audiências permite conhecer o perfil do público e adequar, ainda, a oferta televisiva aos interesses dos telespectadores e dos anunciantes. As audiências refletem, assim, uma representação quantitativa do público, mas será que traduzem uma interpretação qualitativa?
Num contexto de constantes inovações tecnológicas, a televisão generalista procura adaptar-se aos novos hábitos de consumo de um público que dispersa a atenção com outros tipos de ecrã, nomeadamente do computador, do tablet e do telemóvel. Surge assim a televisão interativa.
A maneira como consumimos televisão mudou drasticamente. Praticamos cada vez menos zapping e vemos cada vez mais as séries, os documentários que nos apaixonaram. Com a chegada das boxes podemos chegar a casa atrasados e recuperamos os programas que queremos ver.
Esta nova geração ativa de espectadores televisivos coexiste com uma mais tradicionalista. Neste ambiente bicéfalo assistimos também à concomitância entre telespectadores exigentes (que querem conteúdos sérios e aprofundados) e telespectadores que procuram apenas entretenimento e evasão do quotidiano (independentemente da qualidade dos programas a que assistem).
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9