Sociedade Civil
Jovens Sem Dinheiro Para Estudar
Portugal tem uma das taxas mais altas de jovens sem dinheiro para estudar (38 por cento, cerca de 4 em cada 10). É uma das conclusões avançadas por um inquérito patrocinado pela Comissão Europeia que foi apresentado recentemente em Bruxelas. Em Portugal, o valor das propinas pago pelos estudantes nas universidades públicas ultrapassa os mil euros por ano, montante a que se juntam as despesas de deslocação da área de residência: "45_ dos jovens tem de sair da sua cidade para continuar a estudar".
Ainda neste inquérito, um terço (31 por cento) dos jovens portugueses declarou não ter tempo para estudar porque tinha de trabalhar, o valor mais elevado entre os países analisados. Alguns estudantes são obrigados a abandonar os estudos ainda antes de completarem o ensino secundário. Esta é uma realidade que tem mudado o cenário do ensino em Portugal.
Que apoios existem e de que forma podem os jovens que pretendem continuar a estudar, contornar os obstáculos económicos? O que é que está a falhar? Como melhorar estes números?
Todas estas questões serão debatidas no Sociedade Civil.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9