Sociedade Civil
Cirurgia Plastica reconstrutiva
A cirurgia plástica desenvolve-se sob duas facetas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética.
A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congénitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.
A cirurgia plástica estética é aquela que é realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhorias à sua aparência. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhoria no seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspeto físico que não lhe agrada, ou seja, corrigir uma deformidade que ela adquiriu ao nascimento por exemplo, e, que lhe pode dificultar um relacionamento afetivo. Situações que não lhe causam prejuízo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica. Assim sendo, não serão estas situações elas mesmo uma questão de saúde?
Com os avanços da medicina, a dermatologia tem sido capaz de responder também a correções fazendo com que os indivíduos se sintam melhor com o seu corpo, logo, aumentando a sua auto estima. Neste sentido integramos esta especialidade nesta discussão.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9