Sociedade Civil
Educação para os Media
É hoje consensual o princípio de que a informação e a comunicação são elementos centrais nas nossas sociedades. Mas é importante termos presente as formas diferenciadas e assimétricas de acesso dos cidadãos à informação e à comunicação, não só a nível económico, mas também a nível social, cultural e educacional.
A Educação para os Media tem uma dupla vertente. Por um lado, munir os jovens dos instrumentos necessários a uma utilização inteligente dos media ao nível académico e profissional. Por outro, investi-los das competências necessárias a uma interpretação dos media que permite a sua desmontagem e a obtenção de um consequente distanciamento que evite situações de manipulação.
Qual o ponto de partida da educação para os media? A partir de que idade deve começar a educação para os media? O que já está a ser posto em prática em Portugal? Qual é a função da televisão? Poderá o uso generalizado das novas tecnologias da comunicação ser um obstáculo na auto expressão dos jovens em termos de imaginação e criatividade? Ou será que estas tecnologias
criam novas oportunidades para partilhar e comunicar essa autoexpressão?
Ficha Técnica
- Título Original
- 2014
- Intérpretes
- Apresentação de Eduarda Maio
- Produção
- RTP
- Ano
- 2014
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 9