Qualificar Mais
Episódio n.º7
- Profissionais e Educativas de Odivelas
Três dias, 10 escolas públicas, 22 escolas profissionais e 6 universidades. Foram estes os números que ajudaram a dar expressão à MOPE - a Mostra de Ofertas Profissionais e Educativas de Odivelas. Empreendedorismo, Reciclagem e Artesanato; Eletrónica, Automação e Comando ou até uma formação única e exclusiva na Península Ibérica. Não faltaram opções no evento organizado pela autarquia. Alunos, pais e encarregados de educação, podiam ali tirar todas as dúvidas. Mais e melhor informação aos jovens para tornar mais fácil a escolha.
- "Conselhos Setoriais para Qualificação" com nova ferramenta tecnológica
Os 16 Conselhos Setoriais para a Qualificação têm um único objetivo: a permanente atualização do Cátalogo Nacional de Qualificações. Englobam áreas de atividade da economia nacional consideradas chave. Ao desenho de uma nova qualificação está normalmente associada alguma complexidade. E por não se tratar de um processo célere, porque é necessário envolver os vários agentes da sociedade civil, a ANQEP decidiu avançar para a criação de uma plataforma informática de trabalho. Agilizar procedimentos é o principal objetivo.
- Caso de Sucesso: da Casa Pia até à indústria relojoeira suíça
Dann Phimphrachan tem 30 anos. Tirou o Curso Profissional de Técnico de Relojoaria, nas oficinas da Casa Pia de Lisboa. O que aprendeu durante três anos, foi reconhecido em terras helvéticas. Depois de enviar currículos para algumas empresas, três delas responderam com contratos de trabalho. Trabalha numa marca de luxo, em Neuchatel. Repara relógios que valem autênticas fortunas. Encontrou uma profissão e um rumo para a vida, através desta via de ensino. Sonho a cumprir, construir um relógio e batizá-lo com o nome de família: Phimphrachan.
- Curso em Destaque: Técnico de Design de Moda
O glamour próprio do setor, o gosto por vestuário, a paixão pelo corte e confeção ou simplesmente criar peças únicas.
Na componente de formação técnica há disciplinas como o design de moda, as tecnologias produtivas, tecnologias dos materiais, organização de coleções e marketing, e estágios. O curso profissional de Técnico de Design de Moda, da Escola de Moda de Lisboa, regista níveis de empregabilidade acima da média. O tecido empresarial está atento ao que a escola faz. Por isso, seja em grandes empresas ou criando a própria marca, os jovens designers de moda encontram neste setor uma carreira de futuro.
Ficha Técnica
- Título Original
- Qualificar
- Ano
- 2015
- Duração
- 26 minutos