Programas tv

Sociedade Civil

Horticultura social e terapeutica

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Horticultura social e terapeutica

Episódio 54 de 180 Duração: 60 min

O que é a horticultura social? E a horticultura terapêutica? Quais são os seus benefícios?
Mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas com acesso limitado ao mundo rural e ao ambiente natural. Esta desconexão pode resultar em novos custos de saúde e bem-estar e reduz a possibilidade de recuperação do stress mental e emocional da vida citadina. No Reino Unido foi recentemente identificado o distúrbio do défice de Natureza (nature deficit disorder), provocado pelo distanciamento cada vez maior das crianças com o mundo natural.
A natureza e o homem estão ligados numa rede única de vida que é tanto mental como física e existe uma necessidade instintiva de contacto com a natureza que tem impulsionado a evolução do homem como espécie. O poder da natureza tem algo de mágico e curativo, como nos é dado a percecionar no crescimento de uma planta. As flores perpetuam-se através das suas sementes, repetindo o ciclo da vida. A natureza é complacente: se uma planta morre, outra pode crescer no seu lugar. Se um erro é cometido, a natureza ensina como evitar a sua repetição, porque o ciclo de vida das plantas dá esperança de renovação de vida e a hipótese de começar de novo.
Os benefícios da relação pessoa/planta são terapêuticos e ocorrem quando as pessoas de todas as idades, origens e capacidades estão expostas a plantas e quando participam em atividades de jardinagem e de horticultura, que incluam cuidar de plantas. Assim, a designada horticultura social e terapêutica tem-se desenvolvido em Portugal, como em toda a Europa, América do Norte e Japão, com formação específica em alguns países, como por exemplo no Reino Unido e nos EUA, desde 1973.

Ficha Técnica

Título Original
Sociedade Civil 2015
Produção
RTP
Ano
2015
Duração
60 minutos
Série
10