Programas tv

Rua da Vergonha

Rua da Vergonha

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Realizado por Kenji Mizoguchi, Rua da Vergonha é um dos mais poderosos filmes sobre a prostituição no Japão do pós-guerra

Realizado por Kenji Mizoguchi, Rua da Vergonha é um dos mais poderosos filmes sobre a prostituição no Japão do pós-guerra. As angústias da experiência feminina são um tema constante nos filmes do mestre japonês. Em a Rua da Vergonha, última obra do cineasta, Mizoguchi faz um retrato da condição feminina e mostra a ligação da prostituição à pobreza e o estigma social que representa. Mas a opressão das mulheres não existe apenas na prostituição e o filme mostra diferentes formas de exploração feminina.

Japão, 1956. Cinco meretrizes, que em tempos foram gueixas, trabalham no bordel Terra dos Sonhos em Yoshiwara, histórica zona de prostituição de Tóquio, onde no passado resplandeciam as cortesãs enfeitadas, românticas e orgulhosas. Antigamente, as gueixas eram instruídas, dominavam a caligrafia e a sua profissão era uma arte. Mas esses dias passaram e agora, presas a dívidas, enfrentam a decadência e a proibição da prostituição.
Yumeko (Aiko Mimasu) vende o corpo para sustentar o filho, com quem deseja viver no futuro, mas este tem vergonha da mãe e despreza-a. Yasumi (Ayako Wakao) é forçada a prostituir-se quando o pai é implicado num escândalo de corrupção. Explora clientes e companheiras, tirando proveito do sistema. Mickey (Machiko Kyo), recém-chegada, procura a independência do pai rico, cuja hipocrisia odeia. Hanae (Michiyo Kogure), que tem o marido doente e um filho pequeno, volta a prostituir-se para sustentar a família. Yorie (Hiroko Machida) gasta as poupanças num enxoval e quando finalmente se casa descobre uma servidão ainda maior.

Ficha Técnica

Título Original
Akasen Chitai
Intérpretes
Machiko Kyo, Aiko Mimasu, Ayako Wakao, Michiyo Kogure
Realização
Kenji Mizoguchi
Produção
Masaichi Nagata
Autoria
Masashige Narusawa baseado no romance de Yoshiko Shibaki
Ano
1956
Duração
82 minutos