Programas tv

Mulheres no Cabeleireiro

Mulheres no Cabeleireiro

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário da realizadora israelita Iris Zaki, vencedor do prémio Best Student Documentary no Grierson British Documentary Awards de 2016

Um salão de cabeleireiro em Haifa, Israel, torna-se um espaço de partilha onde a cineasta Iris Zaki conversa com mulheres árabes e judias sobre a vida, a política, a história e o amor.

Fifi é um popular salão de cabeleireiro na cidade norte-israelita de Haifa. A proprietária é cristã-árabe, como muitas das suas clientes, mas é frequentado também por muitas mulheres judias. Embora levem vidas separadas, muçulmanas, cristãs e judias juntam-se na atmosfera acolhedora deste espaço.
A cineasta israelita Iris Zaki colocou uma câmara por cima da rampa de lavagem e, enquanto lava a cabeça às clientes, conversa sobre a vida e a situação política. As mulheres, de diversas gerações e origens, têm opiniões diferentes e variadas sobre a vida em Haifa e Israel mas têm em comum a autenticidade, a franqueza e a humanidade. Os close-ups estáticos mantêm o foco no tema, nas histórias difíceis, sensatas e muitas vezes cheias de esperança.
No final, Zaki coloca também a sua cabeça na rampa de lavagem e confessa que realizar o documentário a fez sentir-se com esperança. Quanto mais esquecemos a política mais fácil é vivermos em comunidade.
Prémios 2015
Prémio de Média Metragem Mais Inovadora, Visions du Réel, Suíça
Menção Especial do Júri, Karlovy Vary, República Checa
Melhor Curta Documentário, Haifa International Film Festival, Israel 2016
Menção Especial do Júri, "Movies That Matter" ZagrebDox, Croácia
Prémio do Público para Melhor Curta-Metragem Estrangeira, Films de Femmes, França
Melhor Documentário Europeu, ÉCU, The European Independent Film Festival, França
Melhor Curta Metragem, Jewish Motifs, Polónia

Ficha Técnica

Título Original
Women in Sink
Realização
Iris Zaki
Produção
Royal Holloway Media Arts Department, University of London, go2films com o apoio de Other Israel Film Festival e Haifa Cultural Fund
Autoria
Argumento: Iris Zaki
Ano
2015