Soy Cuba - O Mamute Siberiano
Soy Cuba - O Mamute Siberiano, de Vicente Ferraz, conta a fascinante história do filme Soy Cuba, de Mikhail Kalatozov, primeira e única co-produção entre Cuba e a extinta União Soviética
Um fascinante documentário sobre o filme Soy Cuba do famoso cineasta soviético Mikhail Kalatozov.
No início dos anos 1960, Mikhail Kalatozov filmou em Cuba a superprodução Soy Cuba que pretendia ser uma poderosa arma de propaganda da revolução cubana. Um filme que ficou desaparecido até ser redescoberto nos anos de 1990.
Um fascinante documentário sobre o filme Soy Cuba, uma obra-prima que o famoso cineasta soviético Mikhail Kalatozov (1903-1973) fez em Cuba em 1964. O filme, que pretendia ser uma poderosa arma de propaganda para divulgar a Revolução cubana, exigiu uma equipa sem precedentes de 200 pessoas que passaram dois anos a filmar em Cuba. Uma semana após o lançamento, em Moscovo e Havana, o filme foi retirado dos cinemas e desapareceu até ser redescoberto nos anos de 1990 pelos cineastas Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. Através de filmagens originais de Sergey Urusevsky (1908-1974), entrevistas aos membros da equipa cubana e soviética, Vicente Ferraz investiga a proibição do filme.
Um documentário que nos leva para trás da Cortina de Ferro, à Guerra Fria, pela história recente de Cuba, muito além da grande ironia de Soy Cuba, que só a passagem do tempo foi capaz de revelar.
Ficha Técnica
- Título Original
- Soy Cuba - O Mamute Siberiano
- Realização
- Vicente Ferraz
- Produção
- Imovision
- Música
- Jenny Padrón
- Ano
- 2005
- Duração
- 91 minutos