O grande mito de Fausto na versão genial de Goethe, serve de base à ópera de Charles Gounod (1859). Fausto fez um pacto com o diabo em troca de juventude e prazer, a jovem e ingénua Margarida será a sua grande vítima.
O encenador italiano, cenógrafo, figurinista, coreógrafo e desenhador de luz Stefano Poda assina a produção apresentada no Teatro Régio de Turim (2015) com direcção musical de Gianandrea Noseda, que nos apresenta os grandes momentos desta tragédia.
Um dos nossos maiores tradutores de língua alemã, João Barrento, fala-nos da tarefa do tradutor e deste mito que resume a própria condição humana: "Mefistófeles, o diabo, é o outro lado de Fausto o outro lado do ser humano", revelando ainda as grandes diferenças do Fausto de Goethe e da ópera de Gounod.
Na famosa ária das jóias Catarina Molder é assombrada pelo...diabo.
O Consultório Operático explica o que é a abertura de uma ópera e para que serve a ópera.
O Twitter Ópera "O Esposo Infernal" com música de Luís Soldado a partir de excertos de "Uma temporada no Inferno " de Arthur Rimbaud, interpretado por Catarina Molder, revela-nos a história de uma mulher seduzida e raptada, que consegue fugir do cativeiro, com um desenlace trágico.
"Somos nós que conduzimos o baile, Satanás somos nós, seres humanos...", a canção de Mefistófeles "Satanás conduz o baile" na versão swing irresistível de NBC.