Cláudio Torres - Arqueologia de uma Vida
Episódio n.º3
Portugal, 1984. Livre de constrangimentos académicos, Cláudio Torres segue viagem para Mértola, enquanto planeia o derradeiro projeto político: promover o desenvolvimento através da valorização da cultura e do património da vila alentejana. Esta visão integradora é construída ao longo da deambulação de Cláudio pelos países de exílio. De Marrocos, guardou um conhecimento do mundo islâmico, que viria a marcar a sua carreira e a tese disruptiva que defende sobre a dominação árabe da Península Ibérica.
Na Roménia, onde durante uma década fez rádio em português para os exilados e estudou História de Arte, alimentou o sonho de um "socialismo de rosto humano", que viu ser esmagado pelos tanques do Pacto de Varsóvia. Mas apesar da invasão da Checoslováquia ter ditado a rutura com o Partido Comunista, nem por isso determinou a perda de fé nos ideais revolucionários, que se tornaram mais fortes com o regresso a Portugal e a participação ativa no PREC.
Quando Cláudio chega a Mértola cumpre-se, por inteiro. E ao fazê-lo ajuda a cumprir também o território a que dedicou quatro décadas da sua vida, a que chama casa e a que o seu nome ficará ligado para sempre.
Próximas emissões deste episódio
Rever últimos episódios na RTP Play
Ficha Técnica
- Título Original
- Cláudio Torres - Arqueologia de uma Vida
- Intérpretes
- Simon Frankel, Daniela Serra, Liliana Leite, Eduardo Frazão, Diogo Andrade, Luís Coelho, Miguel Lopes Rodrigues, Rafael Costa, David Guedes, João Manuel Pinho, Jafar, Filipe Santos, Miguel Rebelo, Gonçalo Lello, José Leite, Daniel Barros
- Realização
- Ricardo Clara Couto
- Produção
- Clara Amarela Filmes
- Autoria
- Ricardo Clara Couto, Nuno Costa Santos / Argumento: Nuno Costa Santos
- Música
- Pedro Code / Música Genérico: Devagar (Ornatos Violeta)
- Ano
- 2018
- Duração
- 52 minutos