Programas tv

Causa e Efeito

Violência em Cabo Delgado / Impacto da Covid-19 na Aviação e no Turismo / Massacre: 27.05.77, Angola / Dia d´África

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Violência em Cabo Delgado / Impacto da Covid-19 na Aviação e...

Episódio 15 de 40 Duração: 55 min

A violência em Cabo Delgado internacionalizou-se. É agora uma questão regional assumida e não mais um problema interno de Moçambique. Após uma reunião em Harare de chefes de estado da região, o organismo responsável pela Política, Defesa e Segurança da comunidade sub-regional SADC comprometeu-se a apoiar o Governo de Moçambique na luta contra grupos terroristas armados. Ouvimos o professor e investigador no centro de estudos internacionais do ISCTE, Eugénio Costa Almeida.
O setor aéreo atravessa uma crise de gravidade sem precedentes. A Covid-19 obrigou à suspensão das viagens e voos. As quedas nos voos atingiram os 80%. Com um impacto profundo nas economias dos países que têm no turismo um dos seus motores de criação de riqueza, a redução de cerca de 80% dos voos obriga a uma reação e inovação que a especialista em gestão aeronáutica e administradora do turismo de Cabo Verde, Zilca Paiva, nos explica.
Passaram 43 anos desde o massacre de 27 de maio de 1977 em Angola. A coberto de uma alegada tentativa de golpe de estado, milhares de pessoas foram perseguidas e mortas. O massacre tornou-se um tabu durante mais de 30 anos, apenas lembrado por ativistas e familiares dos mortos. Para uma reconciliação nacional sobre esta data, há um projeto para a construção de um memorial que lembrará também as vítimas do 27 de maio. Mas as famílias exigem mais. Exigem uma comissão que investigue os acontecimentos da data com verdade e justiça. Paulo Inglês, vice-reitor da universidade Jean Piaget de Benguela e Miguel Francisco, sobrevivente do massacre de 27 de Maio analisam.
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, esteve toda a semana a celebrar o Dia de África. Até 31 de maio ainda pode assistir a LIVE´s de música, poesia, arte, astronomia e podem ser feitas visitas virtuais às coleções do museu. Marta Costa é a coordenadora do projeto África no MUHNAC 2020. O Dia de África é tema da Opinião da Semana com o jornalista Santos Vilola.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2020
Intérpretes
Apresentação: João do Rosário
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2020
Duração
55 minutos
Série
4