Programas tv

Portugueses pelo Mundo - Comunidades

Hamburgo

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Hamburgo

Episódio 16 de 0 Duração: 30 min

Neste episódio do "Portugueses pelo Mundo", viajamos até à cidade portuária de Hamburgo, na Alemanha para conhecer mais três portugueses pelo mundo.
João Garcia tem 36 anos é do Porto e trabalha como artista 3D. É junto que nos dá as boas-vindas e nos conta o que o levou à cidade de Hamburgo. Enquanto passeia fala-nos da aprendizagem do alemão, da gastronomia alemã do norte e convida-nos a conhecer o Gerben Architekten, o escritório onde trabalha. É na Burchardplatz que nos convida para conhecer Paula que tem um quiosque de comida de rua portuguesa e provamos jardineira. Dali seguimos para a Speicherstadt, o maior complexo de armazéns do mundo que é património munidal da UNESCO e tem mais canais que a cidade de Veneza. É nesta zona que ficam dois dos locais preferidos de João: o impactante edifício da Elfphilarmonie, um antigo armazém que hoje é uma sala de espectáculos e também o Fischmarkt do peixe, outro edifício icónico da cidade. É ao cair da noite, no Baladin, que ficamos a conhecer alguns dos seus hobbies, entre os quais a dança e a música. Conta-nos que planeia voltar a Portugal, mas para já deseja permanecer em Hamburgo, onde já tem vários amigos e a namorada.
Nicole Rocha tem 27 anos e é natural de Hamburgo, onde trabalha como empregada de restauração. É no "Portugiesenviertel" ou bairro português de Hamburgo que somos recebidos por Nicole. Aqui somos levados numa visita guiada pelos locais mais portugueses do local, enquanto nos conta um pouco da história da sua família. Dali seguimos para o porto, um dos pontos turísticos mais procurados, disfrutamos de um jardim muito especial para esta lusodescendente: o Platen un Blomen, e ficamos a saber que tem um gosto especial por bacalhau. É no restaurante dos pais, a Casa do Benfica, onde cresceu e trabalha que ficamos a conhecer outros portugueses e a sua mãe que é a cozinheira principal. Do trabalho continuamos em passeio, desta vez pelo bairro Schanzenviertel, onde costuma passear com os amigos e relaxar do trabalho. O seu dia não pode terminar sem nos falar do seu gosto pela música e por isso eva-nos ao estúdio para acompanhar um ensaio na companhia de Daniel, o seu músico. Revela-nos os seus planos para o futuro e o desejo de um dia ir para Portugal, onde vai sempre que quer ou sente saudades do ar que se respira.
Filipa Baade tem 77 anos é natural de Estremoz e é professora aposentada de português. É na Luso-Hanseática que nos dá as boas-vindas. A Associação foi criada há 25 anos por amigos portugueses. Apresenta-nos o amigo Luís e as várias actividades que ali acontecem, entre as quais as suas aulas de português. Dali seguimos para Bergedorf, considerada pela população de Hamburgo o "jardim". É aqui que vive e nos conta um pouco mais do seu percurso pessoal e profissional. Filipa convida-nos para uma visita ao castelo de Bergedorf, uma construção medieval do século XIII, onde costuma acontecer uma feira com muitos visitantes, e também para uma à igreja de Saint Marien, que costuma frequentar. A despedida acontece na sua casa, onde ficamos a conhecer a família e provamos uma salada de batata e salsinhas, pratos típicos da Alemanha. É aqui que nos fala da saudade, das idas a Portugal e da vontade de ficar por Hamburgo, onde se sente bem.

Próximas emissões deste episódio

  • RTP África

  • RTP África

Ficha Técnica

Título Original
Portugueses pelo Mundo - Comunidades
Ano
2020
Duração
30 minutos
Série
10