Programas tv

Portugueses pelo Mundo - Comunidades

Frankfurt

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Frankfurt

Episódio 20 de 0 Duração: 30 min

Neste episódio do "Portugueses pelo Mundo", viajamos até à cidade alemã de Frankfurt, para conhecer mais três histórias de gerações de emigrantes.
João Godinho tem 36 anos, é natural de Lisboa e trabalha como sueprvisor bancário. Acompanhamos João no percurso de casa até ao seu local de trabalho, perto da Eurotower, um ediício com mais de 140 metros de altura e 40 andares. No caminho fala-nos da vontade de trabalhar fora do país e da oportunidade de ir para a Alemanha, onde está há seis anos. Fala-nos da dura adaptação devido à língua que ainda está a aprender, e por estar longe da família e dos amigos. É num restaurante muito especial que nos leva a provar algumas especialidades da gastronomia alemã o Apfelwin (vinho de maçã), o Handkase mit Musik (queijo com música) ou o Grune Sosse (molho verde) que se serve com batatas. A sobremesa é da Casa Portugal e bem portuguesa: um pastel de nata. É na Friedberger Platz onde costuma sair à sexta-feira com os amigos que nos fala dos planos para o futuro e do desejo de estabelecer as suas raízes, mas também o desejo de voltar a Portugal.
Isabel Loureiro tem 56 anos, é natural de Mangualde e trabalha como costureira É no seu atelier de costura, em Wiesbaden, que nos dá as boas-vindas e nos fala da sua ida para a Alemanha em 1983, aos 18 anos. Foi ao encontro da irmã e recorda que a decisão não foi fácil e que antes era mais difícil. Fala-nos do gosto pela costura que vinha desde miúda e como isso a levou a ter o seu atelier em 2008. Leva-nos num passeio pela Wilhelmstrasse e aocmpanhamos uma ida a uma casa de pralinés fundada em 1898 e convida-nos para conhecer o Café Maldaner, um dos seus preferidos na cidade e que é de 1850. Com ela ficamos ainda a conhecer a Comunidade Católita Portuguesa e a igreja onde aos domingos a missa é celebrada em português. Com o cair da noite, ficamos a conhecer alguns amigos e clientes de Isabel e o desejo de passar mais tempo em Portugal e a sua coleção feita na Alemanha e em Portugal.
Sandra Fernandes tem 41 anos é natural de Frankfurt onde trabalha como auxiliar de ação médica. É junto ao Rossmarkt que nos recebe e ficamos a conhecer um pouco mais da zona envolvente e algumas curiosidades como um icónico edifício que tem 240 metros e é um dos maiores da cidade. É num passeio que nos fala da importância de Portugal para a família, a nacionalidade dos filhos. Sandra leva-nos a conhecer um local que lhe lembra Portugal, o Skyline Plaza, um centro comercial feito por um arquiteto português. Para matar saudades de Portugal a visita ao supermercado Aveirense é obrigatória e é ali que costuma comprar os seus produtos preferidos. Revela-nos que tirou a carta de bicicleta e mostra-nos o percurso onde a fez, no páteo da escola. Dali seguimos até à escola portuguesa e ficamos a conhecer a escola onde foi batizada. Com ela descobrimos as atividades que se podem fazer no Centro Português de Griesheim, um ponto de encontro da comunidade portuguesa. A noite está reservada para conhecer a família e saber o que a liga a Portugal.

Próximas emissões deste episódio

  • RTP Internacional América

  • RTP Internacional

Ficha Técnica

Título Original
Portugueses pelo Mundo - Comunidades
Ano
2020
Duração
30 minutos
Série
10