Programas tv

A Senhora Dona Amélia

A Senhora Dona Amélia

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário de Paula Castelar e Laurent Filipe sobre uma das maiores figuras do teatro português: Amélia Rey Colaço

Amélia Rey Colaço foi uma das maiores figuras do teatro português, enquanto atriz, encenadora e empresária da mais duradoura companhia teatral da Europa. Na sua longa vida recebeu algumas das mais altas condecorações do estado português. Teve uma longa e rica história de vida que merece ser contada.

Amélia Rey Colaço casou-se em dezembro de 1920 com o ator Robles Monteiro. No ano seguinte os dois concorrem ao concurso de concessão do Teatro Nacional D. Maria II, fundando para o efeito uma companhia de teatro própria: a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Foi a mais duradoura companhia teatral de sempre da Europa, com 53 anos de existência (oficialmente extinta em 1988), 46 dos quais sediada no Teatro Nacional D. Maria II.
Em 1964, um grande incêndio no D. Maria destrói o acervo da companhia. Ficam em cinzas décadas de cenários e figurinos. Em cena estava "Macbeth". Conseguiu-se repor a peça no Coliseu, com a ajuda de todos, mas a empresa ficou bastante fragilizada.
Em 1967 aconteceria um novo incêndio, no Teatro Avenida onde a companhia se tinha instalado. Amélia ainda leva a empresa para outros teatros: Capitólio, Trindade e, no início de 1974, para o São Luís onde tinha iniciado a carreira. Impotente contra os danos causados por tantas adversidades, acaba por encerrar a companhia. Apoia a criação do Museu do Teatro, que abre em 1982, em Lisboa. Também trabalha para televisão, mas não gosta da experiência. Em 1985, com 87 anos de idade, interpreta o seu último grande papel, D. Catarina, na peça El Rei D. Sebastião de José Régio.
Uma longa e rica história de vida que merece ser contada.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
A Senhora Dona Amélia
Realização
Laurent Filipe
Produção
Laurent Filipe Produções
Autoria
Autoria: Paula Castelar / Escrita e Desenvolvimento: Laurent Filipe
Ano
2020
Duração
68 minutos