Programas tv

Lady Newton e a Felicidade

Lady Newton e a Felicidade

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A vida e obra de Émilie Du Chatelet, uma das mulheres mais fascinantes e influentes do Iluminismo cujo trabalho levou à compreensão do método científico de Isaac Newton

A vida e obra de Émilie Du Châtelet, autora do livro "Discurso sobre a Felicidade" e tradutora da complicadíssima obra de Isaac Newton "Princípios Matemáticos", o mais importante tratado científico da História, escrito originalmente em latim.
Émilie tornou a ciência newtoniana compreensível aos seus contemporâneos, numa Europa continental ancorada há muito na velha visão do conhecimento. Mas os seus méritos intelectuais foram eclipsados pela relação amorosa com Voltaire. Se tivesse nascido homem, as suas paixões não teriam recebido tanta relevância.
Com a colaboração inestimável das eminentes historiadoras Isabel Morant, Geneviève Artigas-Menant, Danielle Muzerelle e Judith Zinsser e apresentado pela aclamada atriz espanhola Aitana Sánchez-Gijón, o documentário de Luis Sánchez-Gijón tem uma abordagem visual atraente, onde o humor e o rigor histórico coexistem harmoniosamente.
A história foi escrita essencialmente por homens, talvez por isso existam tantas mulheres cuja importância foi eclipsada. Se acreditássemos no que dizem as enciclopédias antigas, Émilie seria conhecida apenas como "a amante de Voltaire". Mas Du Châtelet era uma mulher fascinante, a quem devemos muito mais do que imaginamos. A sua história mostra as dificuldades que as mulheres foram tendo ao longo do tempo para conseguir um lugar no espaço público. Um espaço que tem muitas lacunas a serem colmatadas.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Lady Newton y La Felicidad - La Historia de Émile Du Chatelet (Lady Newton and Happiness)
Realização
Luis Sánchez-Gijón
Produção
Elio Quiroga, Jérôme Debeve, Juan A. Ruiz
Autoria
Autoria: Kristo López, Luis Sánchez-Gijón / Escrito por: Luis Sánchez-Gijón
Música
Juan Belda
Ano
2017
Duração
60 minutos